top of page

O jeito feliz de arrumar o guarda-roupa

Atualizado: 20 de mar. de 2023


Ela é fofa, fofíssima. Transmite serenidade e uma energia incrível. Virou autoridade como Personal Organizer em 2011 e chegou chegando em 2019.


A série Ordem na Casa com Marie Kondo estreou na Netflix no dia primeiro de janeiro - e não poderia ter vindo em melhor hora. Assim como muita gente, eu já tinha em mente reorganizar o meu armário e dar uma geral no que estava parado.


Resultado: fui mordida pelo bichinho da organização desenfreada! Eu já tenho o hábito organizar quarto e escritório duas vezes ao ano. Mas dessa vez fiz com outros olhos.


Marie desenvolveu uma técnica baseada em dois pontos: alegria e gratidão. Mantenha o que te traz alegria (no sentido geral) e agradeça àquilo que será descartado, por ter lhe trazido uma felicidade momentânea. Achei lindo, digno e sensato.


Apesar dela tratar da organização da casa como um todo, vou me ater aqui somente a parte de roupas. Essa fase é igual aos primeiros momentos da Consultoria de Imagem & Estilo e dentro do método KonMarie, uma técnica composta por 5 etapas, o guarda-roupas é o primeiro a receber a nossa atenção.


COMEÇANDO DO COMEÇO: TRIAGEM

Vai se familiarizando com a ideia e deixe para iniciar o processo quando estiver motivada. Acompanhar a série é um ótimo estímulo ;) Dá uma conferida no trailer.


Para quem vai fazer a organização pela primeira vez ou após muitos anos, o método KonMarie orienta que você retire tudo, absolutamente tudo dos armários e coloque em uma pilha. A ideia aqui é lhe causar susto e impacto pelo excesso de peças. Isso te faz olhar o todo.


Essa etapa do método dá o passo inicial para se repensar nas coisas que se tem e facilita bastante o momento do desapego. Ela recomenda que você não se prolongue mais do que uma semana para cumprir todas as etapas da organização do guarda-roupa, que inclui: triagem, checagem, organização e distribuição.


Triagem e Distribuição, a primeira e última etapa respectivamente, são as mais trabalhosas ao meu ver. Isso porque é na triagem que você irá avaliar se cada peça te traz alegria, se está realmente dentro do seu estilo e das suas necessidades diárias, se precisa de algum reparo de costura e por fim se merece o espaço dentro da nova proposta do seu guarda-roupa. Uma que o reparo é necessário então é preciso levar em uma costureira de confiança.


Essa fase não é citada na série, até porque não é a proposta de uma Personal Organizer, mas é um momento importante da Consultoria de Imagem, elencar os itens básicos e clássicos do seu estilo que estão fazendo falta.


Para isso fazemos uma listinha que poderá ser adquirida ao longo do tempo, aproveitando liquidações e oportunidades. A ideia aqui não é ir na contra-mão do desapego, não é acumular nem muito menos consumir desenfreadamente, é justamente incluir aquelas peças super versáteis que te deixarão sempre preparada.


Se você não é do tipo que oscila de peso a ponto de perder suas roupas, essas aquisições dos básicos e clássicos são mais do que recomendadas. Para entender um pouco mais sobre um guarda-roupa sustentável, clique aqui.


Uma dica que Marie enfatiza na série é a forma de organização tanto dos cabides quanto das gavetas. Preste atenção na hora de pendurar as suas roupas. Pense em fazer uma crescente, da esquerda para a direita. Isso significa que você coloca peças mais pesadas, como casacos, ou mais compridas, de cores escuras e de materiais mais grossos, do lado esquerdo do armário, e as mais leves do lado direito. Segundo a profissional, isso cria um ideal visual para os olhos e também ajuda a acalmar a mente.


Estranhamente eu faço exatamente o contrário: cores claras e peças curtas começando à esquerda e terminando com pretos e longos à direita. Mas ela é que é a especialista em organização, não eu ;)


Para organizar as peças e colocar nas gavetas ela dá um passo-a-passo. Se após dobrar a roupa ela ficar sozinha em pé então ela foi dobrada da maneira certa. Tudo que ela faz parece tão relaxante :D Assista como fazer nos vídeos abaixo.



TERMINANDO NO FIM: DISTRIBUIÇÃO/DESAPEGO

Apesar dessa etapa não ter sido tratada na série, vou deixar aqui meu comentário. Não há mais espaço na nossa sociedade para simplesmente se jogar coisas fora. Nossa mentalidade mudou e na minha opinião isso também deveria ter sido incentivado na série, já que tanto Marie quanto a Netflix tem alcance mundial.


Na etapa da Distribuição Marie Kondo orienta que se coloque em sacos de lixos tudo aquilo que não desperta alegria, mas não dá dicas do desenrolar desse processo. Por isso, vou completar com as minhas dicas o que faltou na série.


A DISTRIBUIÇÃO DO DESAPEGO

Separe o que pode ser revendido do que pode ser doado. Tudo que estiver em perfeito estado pode ter como destino um brechó ou ser negociado em uma feira de troca, por exemplo. As demais poderão ser doadas para igrejas ou projetos sociais.


Reserve uma área ou local específico para fazer essa separação. Não ceda a agonia de deixar a casa totalmente arrumada logo de cara porque esse processo da Distribuição pode levar um tempo considerável. E ele é de igual importância.


Já vendi online muita peça parada. Mas há alguns anos decidi doar tudo. Tenho 3 formas de distribuição e quem sabe ela pode te dar boas ideias: o que não está em condições de venda faço doações revezando duas igrejas. Roupas íntimas (higienizadas a 95ºC), cosméticos e itens de higiene (que não uso mais) entrego para o projeto "Banho do Bem" - que atende moradores de rua. E todo o restante em bom estado levo para o "Brechic", brechó da ABRACE que tem o valor das vendas revertido para a instituição.


Para qualquer um desses destinos sugiro fazer uma limpeza minuciosa, se necessário a passadoria e até mesmo o empacotamento individualizado de algumas peças (principalmente para aquelas ONGs que atendem moradores de rua, isso facilita bastante o trabalho deles). Só porque é doação, não quer dizer que as coisas devem ser entregues de qualquer jeito. O respeito e a consideração devem circular entre todos.

 

Para receber o boletim informativo da Campanha Consultoria, inscreva-se aqui.

 

Para receber notícias via Telegram, clique aqui.

 

Gostou do conteúdo?

Para conhecer os serviços de Personal Stylist, clique aqui;

Para conhecer os serviços de Conteúdo de Moda, clique aqui;

Para conhecer os serviços do Clube Online: Desafio de Estilo, clique aqui;

Para baixar meus eBooks de moda, clique aqui;

Para Informações e Orçamentos, clique aqui.

...

Leia outros posts com as mesmas marcações de hashtags:

Comments


bottom of page