Victorian Vampire: como fazer uma fantasia luxuosa de vampira da era vitoriana 🧛🏻♀️
- Alessandra Campanha
- 8 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mar. de 2023
Um pouco de história
A lenda dos vampiros surgiu no início do século 18 na fronteira da Áustria com a Hungria.
Embora desde os tempos mais remotos, divindades, bruxas, fantasmas e outras variedades de demônios que sugavam o sangue humano tenham feito parte do imaginário de quase todas as culturas, várias fontes afirmam que a palavra "vampiro" foi escrita pela primeira vez em 1725, no relatório de um médico do exército do Sacro Império Romano-Germânico.
Um século depois, um médico inglês chamado John Polidori escreveu o primeiro romance sobre vampiros em inglês. Ele transformou o vampiro em um aristocrata, abrindo caminho para o clássico de Bram Stoker, Drácula, publicado 78 anos depois.
A imagem da criatura elegante que povoa hoje em dia o imaginário popular se deve a Polidori, Stoker e a dezenas de contos sobre vampiros vitorianos.
A moda na era vitoriana
Na história do Reino Unido, a era vitoriana foi o período do reinado da rainha Vitória, que vai da coroação (1837) à morte da Rainha Vitória (1901).
A moda do período vitoriano é marcada pelo extremo recato das mulheres, que tinham seus movimentos restritos pelas pesadas vestes, mangas coladas e crinolinas, armações usadas sob as saias para lhes conferir volume, sem a necessidade do uso de inúmeras anáguas.
Mas nesses anos todos, várias silhuetas femininas surgiram em diferentes momentos e falar de “moda vitoriana” é algo meio genérico, isso porque houve várias fases. As saias, por exemplo, começaram bastante volumosas e terminaram com bem menos tecido.
Quando falamos de moda vitoriana, lembramos de algumas características icônicas: os corsets, as golas altas, as saias armadas, os camafeus, as camisas com babados e as rendas são algumas delas.
O vestuário de maneira geral é caracterizado por tonalidades escuras e a clássica sobriedade do preto que evoca um romantismo obscuro. Os cabelos eram cacheados geralmente presos em coque.
Falar sobre sapatos vitorianos femininos é falar sobre botas. Com canos longos ou curtos, abotoadas ou trançadas, elas eram o sapato mais popular do século por conta de sua praticidade: botas podiam ser usadas para um passeio no campo ou para as compras na cidade, para viajar de carruagem ou de trem. Elas mantinham os pés quentinhos e protegidos da sujeira das ruas, afinal o esgoto ainda corria pelas ruas nessa época em que ainda não havia tratamento sanitário.
Sobre o styling
O comum é associarmos as cores Preto + Vermelho ou Preto + Roxo ao vestuário dos vampiros. Na intenção de sair do óbvio, optei por usar as duas cores análogas: Vermelho e Roxo e acrescentar alguns detalhes de preto para caracterizar a personagem.

Além disso, fiz uma releitura contemporânea do visual vitoriano adequando os acessórios com peças do meu guarda-roupa. Por exemplo, no lugar do corset usei um cinto largo. No lugar da manga longa, adotei um xale longo.
Elementos de caracterização da personagem
Xale de renda roxo (adquirido no app Wish);
Caninos de vampiro (adquirido no app Wish);
Vestido vermelho longo e fluído (Riachuelo);
Cinto preto (John John);
Coturno de salto alto preto (Datelli);
Peruca longa acizentada (Acervo de amiga);
Coroa em glitter preto (Artesanal);
Lentes de contato fantasia vermelho;
Pulseiras prateadas (Acium - jóias em aço cirúrgico);
Brincos e anel prata velho com pedraria vermelha (Acervo de família):
Bolsa tira colo fumê (Acervo pessoal);
Unha postiça preta (Kiss by New York).






Moodboard

Conheça mais sobre o trabalho da makeup artist francesa Nelly Recchia, aqui.
Bastidores

Conheça mais sobre a hair stylist brasiliense Taise Nara, aqui.


Conheça mais o trabalho da maquiadora brasiliense Maiara Sampaio, aqui.
Fantasia de Vampira da Era Vitoriana









Evento: Halloween dos Maschwitz 2021
Redes Sociais: Instagram
Site: Halloween dos Maschwitz
Para receber o boletim informativo da Campanha Consultoria, inscreva-se aqui.
Para receber notícias via Telegram clique aqui.
Gostou do conteúdo? Continue no blog
Para conhecer os serviços de Personal Stylist, clique aqui;
Para conhecer os serviços de Conteúdo de Moda, clique aqui;
Para conhecer os serviços do Clube Online: Desafio de Estilo, clique aqui;
Para baixar meus eBooks de moda, clique aqui;
Para Informações e Orçamentos, clique aqui.
...
Leia outros posts com as mesmas hashtags:
Comments