top of page

Lá vem Gossip Girl

Atualizado: 15 de jul. de 2021


A trama deve focar em novos personagens em vez das conhecidas Serena e Blair.

Ontem os fãs de Gossip Girl foram surpreendidos com a notícia de uma derivação da série. Oito anos após o término da original, em maio de 2020, a nova produção será exibida pelo HBO Max, novo serviço de streaming da WarnerMedia.


O spin-off, a princípio, terá 10 episódios com uma hora cada um e terá participação dos mesmos criadores: Josh Schwartz e Stephanie Savage.


A ideia é que a nova trama não foque nas personagens Serena van der Woodsen (Blake Lively) e Blair Waldorf (Leighton Meester), protagonistas da série original, e sim que conte com novos personagens, de uma nova geração de estudantes de uma escola particular de Nova York.


Mais do que uma série adolescente de TV, Gossip Girl foi um daqueles raros programas que conseguem capturar o espírito de um tempo, influenciar a moda, as relações e, de certa forma, até mesmo prever o futuro. Isso porque o estilo de vestimenta das personagens continuam atuais e desejados até hoje.


Será que continuação conseguirá superar as nossas expectativas de moda?


Guarda-roupa Gossip Girl

O seriado nunca será lembrado por seu roteiro, direção ou produção, mas impactou o mundo da moda e seus admiradores com um figurino rico e glamouroso.


Eric Daman conduziu o guarda-roupa dos personagens e trouxe toda bagagem adquirida ao longo de três temporadas como assistente de Patricia Field - juntos ganharam o Emmy em 2012 pelo trabalho de figurino na icônica série "Sex and the City".


Mas antes de tudo, foi chamado para apresentar sua proposta estética, por meio de um mood board à produtora Stephanie, que também já tinha suas próprias ideias. "Quando nos sentamos juntos, 85 a 90% das nossas fotos eram iguais, o que é incrível. Foi um daqueles momentos em que você fica tipo "Oh, isso é muito legal!". Desde o primeiro dia, estávamos em sintonia. Queríamos que a série fosse um verdadeiro desfile de moda, e acho que funcionou", disse Eric ao Huffpost.


Eric tentava se superar toda semana e a cada temporada. Quanto mais imprensa havia, mais liberdade criativa ele ganhou, abrindo acesso aos mais prestigiados designers. Foi assim que o guarda-roupa foi crescendo.


E à medida que os personagens amadureceram - terminando a escola, passando pela fase na faculdade chegando até a vida profissional -, seus estilos também evoluíram. Dessa forma podemos ver um figurino bastante variado.


Da Escola à Vida Adulta

Na fase escolar a série popularizou o estilo preepy, que em inglês refere-se a estudantes de colégios-preparatórios particulares do nordeste dos Estados Unidos e frequentadores das prestigiadas universidades dessa região.

O termo preppy também revela características sofisticadas no vocabulário, na atitude, no vestuário e principalmente no estilo de vida de quem o adota. Essa palavra possui uma ideia cultural do mesmo modo que os hippies e yuppies tiveram na história.

Em português o termo "patricinha" ou "estilo certinho" são as opções mais próximas para a tradução.


No entanto, atualmente preppy não se refere mais ao modo de vida ou ao poder aquisitivo. Qualquer um pode se vestir como uma preppie.


Para isso basta coordenar as cores do look, combina tudo certinho e dar preferência às cores clássicas como: azul marinho, preto, vermelho, branco e off-white. Dê toques de romantismo, conservadorismo e voilà!


Decifrando o Estilo Blair Waldorf

Se você olhar para qual personagem deixou a maior impressão e a aparência mais inesquecível, todos os sinais apontam para a imortal "Queen Bee" (apelido honroso da personagem Blair Waldorf).


Eric Daman, que esteve à frente do styling dos personagens, disse em 2017 à revista W: "Blair parecia meticulosa, com TOC; tudo tinha que ser perfeito, porque ela precisava agradar sua mãe... então pensei em mostrar esse modo meticuloso e pensado nas roupas, para traduzir quem ela era", comentou.


Como filha de uma reconhecida estilista, Blair recebeu várias influências do trabalho e ambiente social de sua mãe. Além disso era admiradora de Audrey Hepburn e seus personagens nos filmes. Isso tudo se misturou e se refletiu no vestuário fazendo-a parecer o melhor manequim de uma vitrine de grife.


Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, também foi inspiração para a composição do guarda-roupa da Blair Waldorf, onde tudo é editado mas longe de parecer "montação".


O estilo Blair dá preferência à peças clássicas e atemporais em uma edição de moda bastante própria, que fez com que adolescentes de todo o mundo desejassem cada uma das peças.


Fórmula do Styling

Beleza

- Cabelo sempre bem arrumado geralmente solto e escovado, mas ocasionalmente usando coque ou rabo de cavalo (o oposto da sua melhor amiga Serena que faz o estilo "acordei linda assim");

- Maquiagem leve com recorrência de batom rosado ou vermelho;

- Delineado fino (com sobra marrom no dia a dia) e delineador preto em eventos especiais;


Modelagem

- Decotes sempre discretos;

- Peças acinturadas ou com valorização da silhueta feminina;

- Saias e vestidos em linha reta ou rodada pouco acima do joelho;

- Pouquíssimas calças mesmo no inverno;

- No frio, meia-calça ou legging dão conta do recado;


Detalhes

- Peças com pegada retrô como bolero, capa, casaqueto e peplum;

- Rendas, babados e laços fazem os detalhes românticos em peças contemporâneas;

- Sobreposições com casacos são sua marca registrada;


Tecidos e texturas

- Tecidos nobres e naturais fazem parte da maior parcela do seu guarda-roupa: seda, renda, chiffon, tweed, jacquard entre outros;

- Transparências leves e discretas em blusas e vestidos;

- Nenhuma peça em jeans;


Acessórios

- Tiaras, laços e boinas estão geralmente nos seus looks;

- Pérolas, joias delicadas ou florais;

- Broches em pedraria;

- Bolsas de mão com estrutura rígida em tamanhos médio e grandes;

- Bolsas de alça longa só para o que ela considera casual;

- Clutch looks mais românticos ou eventos noturnos;

- Verniz e veludo aparecem recorrentemente nos sapatos, cintos e bolsas;

- Os saltos altíssimos fazem parte de 90% do seu acervo. Sapatilhas e oxford eventualmente aparecem em suas composições;


Estampas

- Xadrez, florais, poá ou outra estampa sempre de fundo neutro;

- Animal print em proporções comedidas;


Cores

- Prefere cores lisas;

- Sua cartela é predominantemente neutra: preto, branco, off-white, cinza e marinho;

- Por mais discreta que seja a roupa de Blair, ela sempre incorpora um toque de cor nos acessórios (meia-calça, sapato, bolsa, luva, cachecol, boina entre outros);

- A mistura de padronagens de estampas sempre são harmonizadas com cores. Não existe mistura que não sincronize as cores;

- Eventualmente aposta em peças maiores que tenham cores mais chamativas;

- Suas cores fortes favoritas são pink, amarelo e vermelho.




Influência no Mercado de Moda

Os looks, mesmo 10 anos depois, continuam modernos, inspiradores e usáveis. Porquê? Enquanto a moda dos anos 2000 fazia um caminho, a equipe de estilo escolheu outro: mais ousado, fashionista, cheio de truques de styling (subverter o que já existe, criando uma variação para fugir do óbvio e do que todo mundo tá usando) e, acima de tudo, inspiracional. Esse é segredo da longevidade. Estilo na veia!


Na época da transmissão, as grifes participantes dos episódios viveram um boom de vendas, e até as marcas menos conhecidas, conseguiram ganho de mercado. Viu-se o aumento do uso de tiaras, meias-calça e xadrez despontando no street style nas principais capitais do mundo, principalmente entre os jovens adultos.


A influência de Gossip Girl foi tão grande na cidade americana que, no 100º episódio, exibido em 26 de janeiro de 2012, foi decretado o Gossip Girl Day pelo então prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.


Além disso, foi criado o Gossip Girl Tour: que visita as locações das filmagem e pontos frequentados pelos personagens em mais de 30 lugares novaiorquinos.

 

Para receber o boletim informativo da Campanha Consultoria, inscreva-se aqui.

 

Para receber notícias via Telegram, clique aqui.

 

Gostou do conteúdo? Continue no blog

Para saber sobre Imagem Pessoal x Profissional, clique aqui;

Para saber sobre Marketing Pessoal Nas Redes Sociais, clique aqui;

Para saber mais sobre Produção de Moda e Styling, clique aqui;

Para baixar gratuitamente o Manual de Marketing de Moda, clique aqui;

Para baixar gratuitamente O Guia Indispensável de Styling para Lojas, clique aqui;

Para baixar gratuitamente o Calendário de Datas Comemorativas, clique aqui;

Para baixar Informações e Orçamentos, clique aqui;

Para conhecer os serviços de Personal Stylist, clique aqui.

...

Leia outros posts com as mesmas marcações de hashtags:

Comments


bottom of page