top of page

Imagem pessoal X profissional

Atualizado: 6 de out. de 2021

Essas duas imagens se relacionam e uma pode afetar a outra. Pesquisas mostram que os consumidores sempre visitam na web em busca de informações sobre os prestadores de serviço. Não vou nem citar estatísticas aqui, porque tenho certeza que você faz o mesmo.

Agora te pergunto:

O que vai aparecer nas pesquisas quando procurarem por você?

Nada? Tenho certeza que causará desconfiança, salvo se seus serviços forem altamente recomendados por alguém de confiança.

Pouco?

Ou o suficiente para saberem mais sobre sua carreira?


É justamente com esse pensamento que o Marketing Pessoal vem se tornando cada vez mais popular e requisitado.


O Que a Sua Foto de Perfil diz Sobre Você?

Quando escolhemos uma foto de perfil (seja para o WhatsApp, Facebook, Instagram, LinkedIn...) estamos escolhendo nosso cartão de visita para o mundo. Por trás dessa escolha existe uma série de decisões para passarmos a ideia certa.


Um erro comum é acreditar que todo mundo precisa usar roupa social para transmitir uma imagem profissional. Basta colocar um terninho e pronto! Na verdade o que vale é respeitar a sua essência, o seu estilo e a sua rotina. Por exemplo, uma profissional da área de moda certamente irá escolher uma vestimenta diferente de uma advogada. Elas podem até usar as mesmas peças - camisa social branca e saia preta - mas certamente o look final será diferente: uma terá peças com informação de moda e a outra provavelmente escolherá peças com cortes clássicos.


E a ideia é essa mesma, adequarmos a imagem à nossa personalidade e ao mercado de trabalho que atuamos.


Para criar uma imagem positiva - sobre você e seus serviços - é preciso muito mais que uma foto de perfil, é preciso planejar a Presença Digital de maneira que se construa um histórico fotográfico e de texto que fale a seu favor.


Presença Digital

As Redes Sociais como Instagram, LinkedIn e Pinterest são ótimas opções de vitrine profissional. Mas é importante lembrar que elas são "terreno alugado". Isso quer dizer que não temos qualquer controle sobre elas. Estamos todos sucetíveis às regras da empresa e das decisões jurídicas do país.


Basta lembrar do caso do TikTok que quase foi proibido no território americano pelo ex presidente dos EUA Donal Trump em agosto de 2020 e meses depois, com a mesma voracidade, ele foi banido definitivamente do Facebook e Twitter e temporariamente do YouTube.


Então para garantir sua visibilidade, é imprescindível criar um website com domínio próprio. Assim seu conteúdo estará sempre preservado e sob seu controle.

Ainda que o website tenha um custo anual, é importante sempre lembrar da volatilidade das Redes Sociais - que apesar de gratuitas -, ganha-se e perde-se seguidores e ainda podem acabar a qualquer momento. É um ciclo sem fim. Nesse caso, o barato sai caro.

Vitrine Virtual

Mas como criar uma Presença Digital?

Estar ou não em várias Redes Sociais, é uma decisão estratégica. É claro que o trabalho é muito maior de abastecer de conteúdo todos esses canais de comunicação. Mas vale a pena.


Aproveito aqui para ressaltar que o que é publicado da sua vida pessoal deve ser condizente com a sua imagem profissional. Por exemplo, ter um curriculum profissional e foto institucional polidos e postar momentos de bebedeira, fake news e citação ao ódio nas Redes Sociais não colabora em nada para a sua carreira. Tudo isso será avaliado pelo seu público consumidor. Por isso é importante pensar duas vezes sobre o que vai expor da sua vida pessoal. Tudo é estratégia.


De maneira geral, a indicação é planejar um conteúdo com imagens que retratem o seu ambiente, a forma como você trabalha e se dedicar a textos que mostrem a sua habilidade profissional e a sua área de expertise.


Quanto Postar da Sua Vida Pessoal?

As Redes Sociais foram criadas para sociabilização. Pensando no mantra "pessoas se conectam com pessoas" é natural que parte da sua vida pessoal seja mostrada. 30% é uma quantidade suficiente.


Ainda dentro da exposição pessoal, é interessante acrescentar informações úteis, curiosidades ou uma imagens que inspirem. A ideia não é criar um book e sim se conectar com a sua audiência. Apesar de vivermos na Era da Informação, as pessoas preferem pesquisar por conteúdo na web. Quando se trata de Redes Sociais, o interesse é por conexão inspiracional e emocional.


Blogueirinho, sim!

Atualmente, o Instagram se tornou mais que uma fonte de inspiração de fotos, se tornou um mini blog com postagens que permitem até 2.200 caracteres. Esse número é o suficiente para escrever textos objetivos mas igualmente completos.


Além do Instagram, um ótimo recurso a ser usado para apoiar o seu Marketing Pessoal é criar um Blog, dentro ou à parte do seu website. Nele você poderá comentar em detalhes e sob novas perspectivas os seus serviços, e ainda postar textos que reflitam a sua especialidade. Pode ser a análise crítica de um assunto do momento, um artigo técnico, livro, filme...


Isso se torna relevante porque as pessoas gostam de se relacionar com outras pessoas que pensam igual ou que são fonte de inspiração para elas. Por isso as postagens de blog são tão importantes, porque além de rastreável pelos mecanismos de busca elas também expressam em palavras quem você é.


Seu Território Online

Ainda mais importante que tudo isso é ter um website completo e bem feito. Nele é preciso incluir informações sobre a sua formação e carreira além do descritivo dos serviços que presta. Digo descritivo porque o que parece óbvio para você, não é para muitas pessoas. Então o texto deve ser pensado para explicar O Que É e Como Funciona cada um dos serviços.


Caso não haja ecommerce, os preços podem ser citados em uma Tabela ou ainda em uma Proposta com download automático. Facilite a vida do cliente. Se coloque no lugar dele. Seja ágil. Por mais que seu serviço seja variável, tenho certeza que muitos custos poderão ser apresentados. É direito do consumidor saber os preços de antemão.


Aqui no meu site disponibilizo gratuitamente para download o Calendário Promocional (para trabalhar posts e campanhas de oportunidade), o Manual de Marketing de Moda (um Guia com dicas para loja de roupas) e três diferentes Propostas de serviços separadas por especialidades.


Práticas do tipo "Valor Inbox" apesar de serem muito comuns, são proibidas. De acordo com o art. 6º, III do CDC, Lei Nº 10.962/2004 e Decreto Federal Nº 5903/2006, todos os estabelecimentos comerciais devem expor os valores dos produtos em suas vitrines e prateleiras internas.


Ainda que você não venda produtos, somente serviços, o raciocínio é mesmo. O consumidor já está tão habituado a pesquisar preços e informações, que essa prática deve se tornar um hábito cada vez claro e objetivo.


Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal é o saldo de como você é percebido pelas pessoas. Ele engloba uma série de tarefas para resultar em uma percepção positiva.


Ter uma boa imagem profissional não se trata apenas da sua imagem em si. Vários outros aspectos também estão envolvidos, como por exemplo: postura, capacidade de comunicação e até mesmo autoconfiança.


A venda da sua imagem profissional pode ser feita por meio de:

  1. Definição do Estilo: Ter um estilo pessoal que harmonize com o vestuário profissional. Mesmo em ambientes formais, é possível seguir o Dress Code e incluir seu toque pessoal deixando o look mais confortável;

  2. Foto Institucional: Basta apenas uma imagem fotográfica que retrate realmente a sua energia e a sua postura no ambiente profissional;

  3. Logomarca: É imprescindível para prestadores de serviço. Ela representa graficamente os serviços;

  4. Identidade Visual: É derivada da logomarca e traz unidade para a sua representação gráfica por meio da padronização de cores e design. É aplicada em posts, propostas, catálogos de serviços, vídeos e até na decoração do escritório/ consultório;

  5. Enxoval de Marca: Inclui cartão de visita, papel timbrado digital, uniforme de recepcionistas, brindes e outros itens onde a logomarca deve ser aplicada;

  6. Presença Digital: Redes Sociais, blog, website e anúncios patrocinados;

  7. Redação: O tom e ortografia do seu texto também te aproxima do seu público


Para criar um marketing pessoal positivo é preciso investir tempo. Dedicar-se a produzir uma foto institucional - que dure por alguns anos e ainda que represente a sua versão profissional - é só o começo.


Compartilhe esse post com outras pessoas que também se interessam por Marketing Pessoal ;)

 

Para receber o boletim informativo da Campanha Consultoria, inscreva-se aqui.

 

Para receber notícias via Telegram, clique aqui.

 

Gostou do conteúdo? Continue no blog

Para saber Como combinar Bolsas e Looks, clique aqui;

Para saber sobre Marketing Pessoal nas Redes Sociais, clique aqui.

Para saber sobre Clássicos do Inverno: Meia-Calça, Echarpe, Bota e Xadrez, clique aqui;

Para conhecer os serviços de Marketing Pessoal, clique aqui;

Para conhecer os serviços de Personal Stylist, clique aqui;

Para conhecer os serviços de Produção de Moda e Styling, clique aqui;

Para baixar gratuitamente o eBook 10 Dicas para se Vestir de Forma Elegante, clique aqui;

Para baixar gratuitamente o 9 passos do Manual de Marketing de Moda, clique aqui;

Para baixar gratuitamente O GUIA Indispensável de Styling para Lojas, clique aqui;

Para baixar gratuitamente o Calendário de Datas Comemorativas, clique aqui;

Para baixar Informações e Orçamentos, clique aqui.

....

Leia outros posts com as mesmas marcações de hashtags:

Comments


bottom of page