top of page

Em entrevista para a Revista do Correio, Alessandra ensina como suavizar a moda gótica

Atualizado: 20 de mar. de 2023


Gótico repaginado: estilo ganha as passarelas e conquista os jovens

A tendência tem feito sucesso no mundo pop e entre os jovens. Saiba de onde vêm as referências e como criar looks nesse estilo que já é um clássico


Looks all black, acessórios em couro com tachas, rebites ou spikes, correntes e sapatos com solados tratorados. As pequenas doses de cores quentes como vermelho ou roxo se destacam. Na maquiagem, olhos esfumados, delineados dramáticos e batons em tons escuros nunca podem faltar em um visual gótico. O estilo nunca desapareceu, mas suas principais referências voltaram à evidência com tudo, inspirado por músicas, como o heavy metal, os clubes de rock britânicos e demais espaços que fomentam a cultura punk e dark.


Os filmes de super-heróis e vilões também voltaram a explorar bastante essa estética, caso de Batman: O Cavaleiro das Trevas, Malévola, Cruella, um dos sucessos mais recentes da Disney, que conta as origens da supervilã e ícone fashion, Cruella De Vil. A atriz Emma Stone interpreta a estilista no longa, que teve o figurino inspirado no estilo punk rock que se destacou nos anos 1970.


Alguns cantores também têm embarcado na onda. A cantora Anitta lançou recentemente o videoclipe da nova música Boys don't cry, repleto de referências a looks góticos icônicos. Em diversas cenas, a artista usa roupas e maquiagem inspiradas na personagem Lydia, interpretada por Winona Ryder, no clássico filme Beetlejuice — Os fantasmas se divertem, de 1988.


Outra artista que apresentou esse novo lado voltado para o gótico e punk foi Willow Smith. Afastando-se do R&B alternativo com o qual os fãs estavam acostumados, a cantora agradou ao ingressar no mundo do rock com o single Transparent Soul e, posteriormente, no álbum Lately I Feel Everything.


Mais versátil

Lina de Albuquerque, professora do curso de design de moda do IESB, explica que a moda gótica é muito reconhecida por suas cores escuras, que criam uma estética misteriosa. "O que influencia muito esse estilo são as músicas." Segundo ela, o estilo se popularizou nos anos 1980 inspirado pelas referências das subcategorias do rock, como heavy metal e punk, comuns em clubes da Alemanha e Inglaterra.


A professora completa: "O estilo gótico nunca saiu de moda e vai continuar sendo tendência, agora com peças ainda mais versáteis e misturadas com outros estilos".


A consultora de marketing e imagem pessoal Alessandra Campanha é entusiasta da moda gótica. Ela expõe que não só de grunge e punk rock vive o estilo. As influências também vêm do romântico, das pin-ups e até da estética barroca. Misturando tendências é possível compor looks extremamente sombrios, mas também femininos e sensuais.


Para Alessandra, a melhor maneira de suavizar o estilo gótico é escolhendo tecidos nobres para os looks. O veludo, a organza, a renda, os babados e as peças acinturadas destacam a silhueta feminina. "Imagine a personagem Morticia Addams, uma figura elegante que adota decotes generosos e cortes bem justos ao corpo. Essa é uma das maneiras de suavizar o estilo gótico", compara a consultora.


Por onde começar

- “Para experimentar a moda gótica, é preciso apreciar e ver beleza no que é visto pela maioria das pessoas como sombrio e melancólico” defende Alessandra Campanha. A partir disso, a consultora de imagem pessoal faz recomendações para quem quer começar a montar seus looks.


- Use peças-base em couro, como saia-lápis ou calça, com peças opostas, que trazem a informação de romantismo e sofisticação.


- Uma sobreposição de blusa de gola alta e manga comprida com tecido fluído e transparência pode ajudar a equilibrar o look rocker.


- Um body preto rendado ou um sutiã do tipo bralette completariam com feminilidade esse visual gótico.


- As botas tipo coturno e sapatos com sola tratorada, com ou sem salto, são um clássico da moda gótica.


- Finalizando com acessórios de correntes em preto ou fumê, você alcança um look clássico de balada com forte influência do universo gótico. O resultado final vai depender da escolha dos acabamentos e da atitude de quem vai usar esse look.


*Iara Pereira, estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte



Publicado em 13/Fev/2022

 

Outros posts de looks com cor preto:

🖤 Mulher Gato: copie os melhores looks usados por Zoë Kravitz, clique aqui;

🖤 O Significado do Preto Na Moda e Na Psicologia, clique aqui;

🖤 5 Looks Inspirados Na Cruella para Usar Na Vida Real, clique aqui;

🖤 O Estilo Matador de Maze, clique aqui;

🖤 Clássicos do Inverno: Meia-Calça, Bota, Echarpe e Xadrez, clique aqui.

 

Para receber o boletim informativo da Campanha Consultoria, inscreva-se aqui.

 

Para receber notícias via Telegram clique aqui.

 

Gostou? Então compartilha com aquela pessoa que também gosta de inspirações de moda

Continue no blog

Para saber sobre Imagem Pessoal x Profissional, clique aqui;

Para conhecer os serviços de Personal Stylist, clique aqui;

Para conhecer os serviços de Conteúdo de Moda, clique aqui;

Para conhecer os serviços do Clube Online: Desafio de Estilo, clique aqui;

Para baixar meus eBooks de moda, clique aqui;

Para Informações e Orçamentos, clique aqui.

...

Leia outros posts com as mesmas hashtags:

תגובות


bottom of page